conselhos do jogo Ogame...

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conselhos do jogo Ogame...

Mensagem por Admin em Dom Set 20, 2009 8:05 pm

Aqui vão ser colocados coselhos sobre o jogo...

guia fleetsave:

Se és novo no Ogame, ou te estás a perguntar como poderás impedir que a tua frota preciosa seja reciclada, e os teus recursos reciclados, enquanto estás a dormir, então não há preconceito mais importante a aprender que "fleetsaving", como o nome em inglês já diz, esta técnica é usada para "salvar" a tua frota enquanto estás offline.

Dominar a arte do Fleetsaving requer compreender um preconceito importante do Ogame, que é que quando a tua frota se está a mover pelo universo, não poderá ser atacada. Isto não é Star Wars, se a tua frota não está posicionada no teu planeta, não poderá ser atacada.
Por isso, é indispensável que facas Fleetsave enquanto não estiveres Online.
Ok, para iniciantes, há numerosos métodos de Fleetsaving, alguns bons, alguns maus, de todos que eu vou mencionar aqui.




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1) Uma missão de "recolher" para um campo de destroços.

Se és novo no jogo, na vista da galáxia quando tens uma imagem de uns destroços ao lado de um planeta, significa que tens nessas coordenadas um Campo de Destroços (CD). Um campo de destroços é formado quando uma nave espacial é destruída, e consegue alcançar drasticamente de 300 cristal (uma sonda de espionagem que é contra-espionada) a muitos milhões. Qualquer campo de destroços pode ser recolhido desde que tenhas um reciclador, o que leva à oferta de recursos sem fazer nada. O melhor disto é, que a pessoa que é dona do planeta onde estão os campos de destroços não consegue descobrir quem recolheu os destroços.

Como um método para fleetsaving, a recolha de destroços é particularmente fácil de dominar.
Seleciona simplesmente um reciclador(se ainda não construíste nenhum, visita a página das tecnologias para saberes o que precisas) e o resto da tua frota, e envia-os para um campo de destroços. Há que tomar consciência de 3 coisas:

A. Qual o tamanho do campo de destroços (podes tirar proveito dos recursos enquanto estás a dormir)
B. Qual a distância do campo (menos distante = menos combustível e tempo)
C. Quando é que voltas a estar online?

O ponto C mencionei em último lugar, devido ao facto de ser o aspecto mais importante do fleetsave. Digamos que queres ir dormir, por exemplo, isto à meia-noite. Acordarás, digamos, às 10 horas, e queres fazer fleetsave. Envias a tua frota, com a velocidade de 100%, 3 horas por caminho. A tua frota voltará em 6 horas, e ficará 4 horas no teu planeta deixando bastante tempo para seres espionado, a tua frota ser atacada e os destroços serem recolhidos.

Portanto se enviares a tua frota com uma velocidade de 60%, 5 horas por cada caminho, aí está, a tua frota vai estar de regresso em segurança no teu planeta quando fizeres o login. Também podes encher a tua frota com os teus recursos minados ou reciclados, salvando-os também. Parabéns!
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2) Transferir

Se tens mais que 1 planeta é possível fazer fleetsave transferindo a tua frota para outro planeta. Isto é especialmente útil no início de um jogo no universo, porque provavelmente ainda não terás as tecnologias para recicladores. Relembra-te que para usares esta técnica terás de ter cuidado ao selecionar a velocidade das naves, porque com esta técnica só haverá uma viagem.

Esta táctica é útil para os jogadores porque permite movimentar grandes frotas durante a noite com pequenos custos de deutério, ao mesmo tempo permite transferir a frota construída noutras colónias, ou simplesmente para transportar recursos. Relembra-te que podes salvar todas a tua frota e todos os teus recursos com este método.
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3) Atacar

Esta técnica é bastante óbvia. Procura um planeta inactivo que a tua frota pode atacar lucruosamente, e envia para lá a tua frota com a velocidade desejada. Assim consegues acordar descansado quando a tua frota voltar para o teu planeta, com o bónus de alguns recursos extra. Se envias os teus recicladores aos destroços do planeta que foi atacado pela tua frota do fleetsave, podes cancelar a recolha, reduzindo as perdas. A melhor táctica é enviar apenas a tua frota atacante, e depois enviar os teus recicladores junto com as tuas outras naves(cargueiros/sondas etc)e os teus recursos. Mesmo que se algo acontecer algo de errado, pelo menos os teus recursos estarão a salvo.
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4) Transportar

Mais uma vez, muito óbvio, mas relembra-te que os teus recursos serão entregues ao destino caso a frota atingir o planeta, deixando os recursos vulneráveis a saqueadores.

Estas técnicas dar-te-ão sempre uma ajuda no inicío do jogo num universo. Mas mesmo assim, em alguns universos mais velhos, poderás ter reparado na "lua" ao pé do número do slot do planeta. A presença deste campo é importante no seu caso, se já já notaste, agora seria a uma boa oportunidade de leres este FAQ: Luas, Phalanx e Porta de Salto Quântico

Portanto se já o leste e te estás a perguntar o que isso significa exactamente neste caso?
Sensores Phalanx que APENAS poderão ser construídos em luas, são praticamente um pesadelo para a tua frota.Com um sensor Phalanx é possível um jogador enviar a frota dele num certo tempo, de maneira que chegue ao teu planeta alguns segundos depois da tua frota voltar para o planeta, não dando assim nenhuma possibilidade de fazer fleetsave, e assim estragar-te o dia (conhecido como 'Phalanxar', ou 'ninjar'
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Há algumas maneiras de evitar os phalanx’s, que eu vou mencionar agora:
citação:
1) A tua PRÓPRIA lua. luas não podem ser phalanxadas, fim da história, se tens uma lua, não haverá desculpa por seres crashado, problemas de ligação de internet/desastres naturais etc. Se fazes fleetsave de uma lua para a outra, ou de uma lua para um campo de destroços, ninguém consegue descobrir a tua frota com um phalanx, e assim consegues sentir-te relativamente seguro. Isto é a maneira mais fácil para evitar de ser espionado pelos Phalanx. Mesmo assim, há alguns de vocês que ainda não têm lua, portanto... continuem a ler...

citação:
2) A transferência cancelada. Os Phalanx não conseguem detectar frota que cancelou uma transferência. portanto se és espiado por um phalanx, chama a tua frota de volta, "et voilá", estás seguro, mas terás despesas com o deutério gasto...

citação:
3) As multi-transferências do sistema. Estás a transferir a tua frota, mas tens medo dela ser espiada por um phalanx? envia várias vagas. um jogador pode espiar-te com um phalanx, e assim só perderás uma parte da tua frota, em vez da frota toda.

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Há alguns pontos gerais no jogo que tens de ter em conta quando fazes fleetsave:
citação:
1) Estrelas de morte são boas para fazer fleetsave, porque elas viajam com uma velocidade muito baixa e gastam muito pouco deutério. Isto diminuirá a velocidade total da tua frota, conseguindo assim fazer fleetsaves com longa duração por pouco consumo de combustível.

citação:
2) Notarás que os jogadores mais fortes não fazem fleetsave. Isto porque a sua frota e as suas defesas são tão elevadas que ninguém é capaz de o destruir sem ter um prejuízo enorme, mas mesmo assim é apenas quando o dono dessa mesma frota se atrever. Fazer fleetsave é o mais importante para a maior parte dos jogadores.

citação:
3) Alguns bons jogadores conseguem destruir frotas, observando os jogadores quando estão regularmente online, deixando-os assim planear o ataque das suas frotas mesmo sem um phalanx. Para evitar que isso aconteça faz fleetsave em campos de destroços diferentes em tempos diferentes, ou enviar sempre pequenas partes da frota para a máxima segurança.

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Por fim, relembra-te que jogadores irão atacar-te sempre para tirar proveito. Se deixares os recursos ou a tua frota estacionada no teu planeta, ela será destruída, com ou sem defesa, se o atacante consegue usar os teus recursos santos para os seus bens. Portanto não deixes usar os teus bens, e faz sempre fleetsaving juntamente com os teus recursos, e evoluirás mais rapidamente. Se a tua aliança está em guerra, as regras variarão um pouco das normais, e os jogadores irão apenas atacar-te sem razão nenhuma, mas se fazes sempre fleetsave, não te tens que preocupar com nada.

FORMAS DE JOGAR

Retirado do forum do ogame


Mineiro
__________________________________________________________


São a maioria jogadores de "comércio". Gastam sempre os recursos em minas, e isso dá-lhes uma vantagem sobre o deutério, pois este não é consumido nas minas. Muitos jogadores Froteiros procuram este recurso precioso e um Mineiro troca-o por metal ou cristal e faz cada vez mais minas. Isto dá-lhes segurança nos pontos pois os pontos das minas não podem ser perdidos como as frotas. A maioria destes jogadores também fazem uma boa defesa (mas não tanto como Bunkeiro), para evitarem serem 'farmados'. Por vezes, estes jogadores possuem também uma frota ligeira como cruzadores mais caças, para farmarem sempre de vez em quando jogadores mais fracos. Que depois dá sempre mais recursos para as minas.

Vantagens:

* Têm uma boa economia.
* Investem muito, e ganham muito.
* Não precisam de gastar tanto tempo no jogo, têm mais tempo para a vida real.
* São bons comerciantes.



Desvantagens:

* Não têm grande frota e defesa que os proteja, como produzem rápido são alvos fáceis para Farmers.
* Facilmente perdem os satélites, se estes tiverem em órbita do planeta.


Froteiro
__________________________________________________________


Estes são os jogadores mais "agressivos". Gastam tudo o que têm em novas naves. A sua frota é o seu melhor investimento. Têm uma frota gigantesca, mais constituída por frota pesada como Bombardeiros, Destruidores e naves de batalha; com ela atacam, roubam recursos, destroem outras naves e recolhem os seus destroços. Não atacam tanto como um Farmer mas quando atacam, provocam grandes estragos. Com os recursos ganhos voltam a fazer novas naves. Estes jogadores também precisam de ter minas com níveis altos, para puderem reconstruir o mais rapidamente possível aquilo que perderam. Claro que se estes jogadores forem crashados terão uma perda enorme, não têm pontos seguros, ao contrário de um Mineiro.


Vantagens:

* Têm uma grande frota, e podem atacar facilmente.
* Se a frota for bem usada, podem sacar muitos lucros.
* Se bem posicionados, não têm que temer os outros jogadores e raramente são espiados.
* São respeitados por outros jogadores.



Desvantagens:

* Gastam muitíssimo tempo no jogo, e têm pouco tempo para a vida real.
* Têm de estar sempre em casa, por causa dos horários dos fleets e por vezes perde-se muitas horas de sono.
* Tendem a desistir do jogo se são crashados.




Bunkeiro
__________________________________________________________


São os jogadores mais defensivos do jogo. Investem todos os recursos em defesa. É bom, pois assim eles podem jogar mais relaxados, sem se terem que preocupar com nada. Um jogador atacante vê um Bunker enorme e sem recursos, não consegue tirar lucro nenhum dali e esquece o alvo. Mas por vezes, há jogadores que não gostam de bunkers e atacam por tudo e por nada, apenas porque gostam de destruição. Muitos jogadores fazem-no enviando vagas de Estrelas da Morte e quando isso acontece, a tua defesa vai ficando cada vez mais pequena por cada dia que passa. E como sempre, QUALQUER defesa pode ser destruída, há sempre uma frota que a destrua! Em Universos com ACS mais facilmente ainda. Bunkeiros devem também ter, tal como froteiros, boas minas para reconstruir rapidamente, se atacados.


Vantagens:

* Bunkeiros não têm frota e não têm de ter problemas com a frota.
* Não se têm de preocupar com os horários do fleetsave.
* Pelo mesmo preço da frota, podem ter uma boa defesa.
* 70% da defesa é reparada.
* Bunkeiros espertos, também têm muitos recursos economizados para reconstruírem depois dum ataque.
* Não precisam de gastar muito tempo no OGame.



Desvantagens:

* Com defesa, não se consegue sacar lucro mas com frota sim.
* Vais ser um alvo procurado, pois muitos jogadores não gostam de Bunkers.
* Não podes fazer fleetsave com a tua defesa, por isso és um alvo fácil.
* A defesa defende apenas 1 planeta e a frota pode ser transferida.




Farmer
(ou 'Pirata')
__________________________________________________________


São jogadores bastante ofensivos e estão constantemente a atacar (farmar) outros jogadores. Jogadores como estes perdem muito tempo no jogo. Atacam alvos muito pequenos ao mesmo tempo mas isto dá-lhes grande lucro. Jogam com frotas mais ligeiras como cruzador e algumas Naves de Batalha e interceptores. Ainda têm uma frota para fodder. O cargueiro pequeno é uma das mais rápidas naves para farmar. Boas minas também são boas pois assim podem reconstruir rapidamente a frota perdida num ataque. Mas muitos farmers não têm minas suficientes e apenas dependem dos seus farms, o que pode ser um problema se perderem a frota.


Vantagens:

* Com a frota podes obter bastantes recursos.
* A frota também pode servir de defesa.
* Farmers podem fazer uma boa utilidade da sua Lua.



Desvantagens:

* Tendem a desistir do jogo se perdem a frota
* Necessitam de vigiar a sua frota ao longo de todo o dia
* Não têm defesa muito grande e se atacados são facilmente destruídos.




ESTAS A COMEÇAR?

Retirado do forum do ogame


Mineiro
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São a maioria jogadores de "comércio". Gastam sempre os recursos em minas, e isso dá-lhes uma vantagem sobre o deutério, pois este não é consumido nas minas. Muitos jogadores Froteiros procuram este recurso precioso e um Mineiro troca-o por metal ou cristal e faz cada vez mais minas. Isto dá-lhes segurança nos pontos pois os pontos das minas não podem ser perdidos como as frotas. A maioria destes jogadores também fazem uma boa defesa (mas não tanto como Bunkeiro), para evitarem serem 'farmados'. Por vezes, estes jogadores possuem também uma frota ligeira como cruzadores mais caças, para farmarem sempre de vez em quando jogadores mais fracos. Que depois dá sempre mais recursos para as minas.

Vantagens:

* Têm uma boa economia.
* Investem muito, e ganham muito.
* Não precisam de gastar tanto tempo no jogo, têm mais tempo para a vida real.
* São bons comerciantes.



Desvantagens:

* Não têm grande frota e defesa que os proteja, como produzem rápido são alvos fáceis para Farmers.
* Facilmente perdem os satélites, se estes tiverem em órbita do planeta.


Froteiro
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Estes são os jogadores mais "agressivos". Gastam tudo o que têm em novas naves. A sua frota é o seu melhor investimento. Têm uma frota gigantesca, mais constituída por frota pesada como Bombardeiros, Destruidores e naves de batalha; com ela atacam, roubam recursos, destroem outras naves e recolhem os seus destroços. Não atacam tanto como um Farmer mas quando atacam, provocam grandes estragos. Com os recursos ganhos voltam a fazer novas naves. Estes jogadores também precisam de ter minas com níveis altos, para puderem reconstruir o mais rapidamente possível aquilo que perderam. Claro que se estes jogadores forem crashados terão uma perda enorme, não têm pontos seguros, ao contrário de um Mineiro.


Vantagens:

* Têm uma grande frota, e podem atacar facilmente.
* Se a frota for bem usada, podem sacar muitos lucros.
* Se bem posicionados, não têm que temer os outros jogadores e raramente são espiados.
* São respeitados por outros jogadores.



Desvantagens:

* Gastam muitíssimo tempo no jogo, e têm pouco tempo para a vida real.
* Têm de estar sempre em casa, por causa dos horários dos fleets e por vezes perde-se muitas horas de sono.
* Tendem a desistir do jogo se são crashados.




Bunkeiro
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São os jogadores mais defensivos do jogo. Investem todos os recursos em defesa. É bom, pois assim eles podem jogar mais relaxados, sem se terem que preocupar com nada. Um jogador atacante vê um Bunker enorme e sem recursos, não consegue tirar lucro nenhum dali e esquece o alvo. Mas por vezes, há jogadores que não gostam de bunkers e atacam por tudo e por nada, apenas porque gostam de destruição. Muitos jogadores fazem-no enviando vagas de Estrelas da Morte e quando isso acontece, a tua defesa vai ficando cada vez mais pequena por cada dia que passa. E como sempre, QUALQUER defesa pode ser destruída, há sempre uma frota que a destrua! Em Universos com ACS mais facilmente ainda. Bunkeiros devem também ter, tal como froteiros, boas minas para reconstruir rapidamente, se atacados.


Vantagens:

* Bunkeiros não têm frota e não têm de ter problemas com a frota.
* Não se têm de preocupar com os horários do fleetsave.
* Pelo mesmo preço da frota, podem ter uma boa defesa.
* 70% da defesa é reparada.
* Bunkeiros espertos, também têm muitos recursos economizados para reconstruírem depois dum ataque.
* Não precisam de gastar muito tempo no OGame.



Desvantagens:

* Com defesa, não se consegue sacar lucro mas com frota sim.
* Vais ser um alvo procurado, pois muitos jogadores não gostam de Bunkers.
* Não podes fazer fleetsave com a tua defesa, por isso és um alvo fácil.
* A defesa defende apenas 1 planeta e a frota pode ser transferida.




Farmer
(ou 'Pirata')
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São jogadores bastante ofensivos e estão constantemente a atacar (farmar) outros jogadores. Jogadores como estes perdem muito tempo no jogo. Atacam alvos muito pequenos ao mesmo tempo mas isto dá-lhes grande lucro. Jogam com frotas mais ligeiras como cruzador e algumas Naves de Batalha e interceptores. Ainda têm uma frota para fodder. O cargueiro pequeno é uma das mais rápidas naves para farmar. Boas minas também são boas pois assim podem reconstruir rapidamente a frota perdida num ataque. Mas muitos farmers não têm minas suficientes e apenas dependem dos seus farms, o que pode ser um problema se perderem a frota.


Vantagens:

* Com a frota podes obter bastantes recursos.
* A frota também pode servir de defesa.
* Farmers podem fazer uma boa utilidade da sua Lua.



Desvantagens:

* Tendem a desistir do jogo se perdem a frota
* Necessitam de vigiar a sua frota ao longo de todo o dia
* Não têm defesa muito grande e se atacados são facilmente destruídos.

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